Economia

Petrobras acaba com greve ao oferecer reajuste salarial acima da inflação

Administrador 16/01/2026 07:30 39 visualizações
E
A greve dos petroleiros chegou ao fim após a Petrobras e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) assinarem um novo acordo salarial. O reajuste ficou em IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais 0,5%, o que representa um aumento real nos salários.

A negociação durou algumas semanas e passou por quatro versões diferentes até chegar a um consenso. Após a assinatura do acordo, a FNP, que representa os trabalhadores do setor de petróleo e gás, decidiu encerrar a paralisação.

Segundo especialistas, o reajuste acima da inflação é uma vitória importante para os petroleiros, que conseguiram preservar seu poder aquisitivo. Além disso, a resolução do impasse deve contribuir para a retomada da normalidade nas atividades da Petrobras.

O acordo salarial deve ser bem recebido pelo público, já que evita maiores transtornos para a população. A greve poderia afetar o abastecimento de combustíveis e gás em todo o país, o que seria prejudicial especialmente em um momento de alta nos preços.

Notícias Relacionadas